dc.contributor.advisor | Moreira, Tânia Maria | |
dc.creator | Nunes, Andrieli de Fátima Paz | |
dc.date.accessioned | 2019-01-07T11:18:41Z | |
dc.date.available | 2019-01-07T11:18:41Z | |
dc.date.issued | 2018-12-01 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15222 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | The main objective of this study was to report a pedagogical experience that related entrepreneurial education, allied to technology, in students of a social project. Specifically, the profile of the students was presented and the activity developed through entrepreneurial education, using technology, was reported. Finally, an interview was held with the students to evaluate their experience. The research is justified by the importance of the entrepreneurial training of individuals allied to technology, by the ability to take calculated risks and by the training of creative and innovative professionals. It is possible to classify this research as exploratory and its method of collecting data as action research. As for the purpose of the research, it can be described as a descriptive case study. The context in which the research was developed is a social context, which receives the students in the inverse shift to their regular class activities. In this context, activities of school reinforcement, music, dance and entrepreneurial education are developed. In general, it is believed that the research results indicate that the students' participation in the project led to the construction of a new vision on the use of technology in entrepreneurship and fostered the capacity to face daily challenges in a creative and innovative way. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Empreendedorismo | por |
dc.subject | Tecnologia | por |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Entrepreneurship | eng |
dc.subject | Technology | eng |
dc.title | A educação empreendedora aliada à tecnologia em um projeto social | por |
dc.title.alternative | Entrepreneurial education allies technology in a social project | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O objetivo central deste estudo consistiu em relatar uma experiência pedagógica que relacionou a educação empreendedora, aliado à tecnologia, em alunos de um projeto social. E de forma específica, foi apresentado o perfil dos alunos e relatada a atividade desenvolvida através da educação empreendedora, com uso da tecnologia. Por fim, foi feito uma entrevista junto aos alunos para avaliarem a experiência vivenciada por eles. A pesquisa justifica-se pela importância da formação empreendedora dos indivíduos aliados a tecnologia, pela capacidade de correr riscos calculados e pela formação de profissionais criativos e inovadores. É possível classificar esta pesquisa como exploratória e seu método de coleta de dados como pesquisa-ação. Quanto ao propósito da pesquisa pode-se enquadrá-la como um estudo de caso do tipo descritivo. O contexto em que a pesquisa foi desenvolvida é um contexto social, que recebe os alunos no turno inverso a suas atividades regulares de aula. Nesse contexto, são desenvolvidas atividades de reforço escolar, música, dança e educação empreendedora. De forma geral, acredita-se que os resultados da pesquisa indicam que a participação dos alunos no projeto propiciou a construção de uma nova visão sobre o uso de tecnologias em empreendimentos e fomentou a capacidade para enfrentar desafios cotidianos de forma criativa e inovadora. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |