O uso das TIC pelos docentes de uma escola da rede estadual de ensino

Visualizar/ Abrir
Data
2018-11-30Autor
Silva, Everton Cézar Silva da
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente artigo analisa o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação, pelos docentes de
uma escola da rede Estadual de Ensino na cidade de Alegrete, Rio Grande do Sul, busca também
identificar quais os recursos disponíveis, o nível de conhecimento e as dificuldades encontradas por
esses profissionais, para a inserção da tecnologia em sala de aula. É um estudo de caso de natureza
quali-quantitativa, desenvolvido no segundo semestre de 2018. Para a obtenção dos dados, foi
adotada a técnica de um questionário, composto por 15 perguntas em sua maioria do tipo fechadas,
respondido por 12 professores que aceitaram participar da pesquisa. A tecnologia se utilizada de
maneira consciente torna-se uma aliada importante na inovação do ensino, ampliando a
produtividade no ambiente escolar. A partir dos estudos realizados, observou-se que, o local
investigado dispõe de recursos tecnológicos para o uso, mas que raramente são utilizados. Os
participantes afirmam que a escola carece principalmente de uma internet de boa qualidade, outro
fator apontado pelos participantes é a necessidade de discussões sobre o tema nas reuniões
pedagógicas, pois grande parte dos entrevistados já efetuaram cursos de aperfeiçoamento sobre TIC
mas pouco aplicam esse conhecimento no seu cotidiano. Nota-se também a importância da inclusão
dos recursos tecnológicos, durante o período de formação dos novos professores, de maneira que
eles obtenham na vida acadêmica a aptidão necessária para a inserção da tecnologia no ambiente
escolar.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: