Pessoa com deficiência intelectual no mercado de trabalho: percepções sobre o treinamento e o ensino das atribuições do cargo
Resumo
Essa pesquisa se constitui como trabalho de conclusão de curso apresentado ao Curso de
Licenciatura em Educação Especial Noturno. Tem como objetivo analisar como é realizado o ensino
e o treinamento das habilidades necessárias para o desempenho da função solicitada à pessoa com
deficiência intelectual no campo de trabalho. Atualmente a legislação trabalhista garante a
contratação de pessoas com deficiência no sistema de cotas, porém, para a pessoa com deficiência
intelectual, o índice de contratação ainda é muito baixo comparado à efetivação da lei para os outros
tipos de deficiência. Muitas vezes o cargo ofertado à pessoa com deficiência intelectual é o mais
simples julgado pela incapacidade de realizar uma função complexa ou de maior responsabilidade,
sem levar em consideração o que o sujeito é capaz de executar. Portanto, pensar na forma como
acontece o treinamento e o ensino, levando em conta as habilidades do sujeito com deficiência, pode
influenciar e elevar o desempenho e motivação no âmbito do trabalho. Justifica -se a importância
desse estudo na possibilidade de conhecer como este processo ocorre dentro das empresas. Dessa
forma, a metodologia deste trabalho tem como base a pesquisa qualitativa, através de estudo de
caso. O instrumento de coleta de dados organiza-se em entrevistas semiestruturadas, tanto para o
funcionário com deficiência intelectual, quanto para o responsável pela contratação e/ou
acompanhamento do trabalho na empresa. A partir da análise dos dados coletados, foi possível
perceber a influência da lei sobre a contratação das pessoas com deficiência, o papel importante d as
instituições na indicação de sujeitos interessados em ingressar no mercado de trabalho. No aspecto
do treinamento e ensino, o foco maior da empresa é no treinamento, para realização correta da
atividade do cargo, que é mostrada através de observações e reprodução das atividades. Um colega
explica a tarefa, mostra como faz e depois pede que o funcionário com deficiência a reproduza. Já o
ensino, não foi possível verificar através desta pesquisa, acredita-se que para compreender este
aspecto é necessário um estudo mais aprofundado, com observações do sujeito em seu ambiente de
trabalho. Além destes aspectos, foi verificada a importância do trabalho para as pessoas com
deficiência, em que pode ser visto, a contribuição para o crescimento pessoal e intelectual do sujeito.
Diante dos resultados apresentados, percebe-se a importância de ampliar os estudos nesta temática,
o que poderá amparar as empresas que buscam investir adequadamente na contratação das
pessoas com deficiência colaborando com a inclusão e a visibilidade do sujeito
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: