Pareamento de igualdade como introdução à comunicação alternativa na educação infantil: um estudo de caso no contexto da educação especial
Resumo
Este trabalho surge após inserção numa unidade de educação infantil, numa turma
multi-idade onde está em processo de inclusão uma criança de cinco anos, sem diagnóstico clínico definido. Tem como característica o atraso no desenvolvimento neuromotor, apresentando principalmente ineficiência em conseguir ser compreendida pelas pessoas à sua volta, expressando verbalmente poucas palavras sendo estas de
pouca compreensão, aproximadas de balbucios. Percebendo a sua necessidade de
se comunicar com os seus pares e pessoas ao seu redor, surge o questionamento que
deu origem a esta pesquisa como: a aquisição da comunicação alternativa por uma
criança que não expressa linguagem verbal e frequenta a educação infantil, possibilita
a ela a compreensão e reconhecimento de ações do cotidiano escolar? A pesquisa
teve como objetivo analisar como o processo de aquisição da comunicação alternativa
por uma criança que não expressa linguagem verbal e frequenta a educação infantil,
possibilita a ela a compreensão e reconhecimento de ações do cotidiano escolar. A
metodologia tem como proposta um estudo de caso tendo com instrumentos o diário
de campo e filmagens do atendimento. A pesquisa está dividida em cinco capítulos,
sendo eles: Metodologia, onde trago os procedimentos adotados, tipo de pesquisa,
breve descrição da participante; Referencial teórico o qual foi dividido em três subtítulos para facilitar a compreensão da temática pesquisada, os subtítulos trazem a fundamentação teórica referente ao tema pesquisado, estes foram divididos em: Contexto
Histórico da Pessoa com Deficiência e a Educação Especial no Brasil, A educação
Infantil e o Atendimento da Educação Especial, Tecnologia Assistiva e Comunicação
Alternativa; Análise e Discussão dos Dados e considerações finais. Não foi possível realizar a aplicação da comunicação alternativa na íntegra, porém, foi realizado
o trabalho de reconhecimento e identificação de professores. Esse reconhecimento
é primordial para que a proposta com a Comunicação Alternativa se efetive com as
imagens que serão utilizadas para as ações solicitadas.
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