A música na prática pedagógica dos professores de educação infantil
Resumo
A pesquisa desenvolvida objetivou problematizar práticas musicais junto aos
professores no contexto de uma escola municipal de Educação Infantil localizada
na cidade de Faxinal do Soturno/RS. Especificamente, buscou-se conhecer as
práticas e vivências musicais dos professores; identificar as principais dificuldades
enfrentadas na prática dos professores em relação ao ensino da música; refletir
sobre as características do trabalho pedagógico realizado pelos professores e
propor sugestões de atividades musicais. Para a realização da investigação
adotou-se como metodologia a pesquisa ação, que viabiliza a reflexão sobre meu
contexto de atuação docente e sobre as ações desenvolvidas conjuntamente com os
professores. Inicialmente, apresenta-se o memorial da trajetória acadêmicaprofissional,
seguido do referencial teórico sobre a temática abordada. Para a
construção do referencial foram consultados os estudos de Brito (2003, 2010),
Bellochio (2000), Macedo (2005), Stavracas (2008), apresenta-se os percursos
metodológicos da pesquisa através de ações desenvolvidas em sala de aula.
Concluo que precisamos debater a formação do professor em relação ao ensino da
música na Educação Infantil, apontar caminhos que realmente contribuam para sua
prática, valorizando e refletindo sobre as experiências pessoais e formativas do
professor como elemento importante para potencializar a música junto às crianças. É
necessário, repensar as práticas pedagógicas envolvendo a música na Educação
Infantil, não só criticando negativamente o professor, mas revendo sua formação, os
recursos que eles têm à disposição e ressignificar suas práticas, discutindo junto
com eles possibilidades de uma prática significativa envolvendo a música na
Educação Infantil.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: