Ensino de artes mediado por tecnologias audiovisuais nas séries iniciais
Visualizar/ Abrir
Data
2018-12-01Autor
Souza, Juliane Guarienti Taborda de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Face às tecnologias de informação e comunicação (TIC) e seus significativos impactos sociais e culturais, este estudo tem por objetivo discutir acerca das implicações dessas mudanças na educação, refletindo sobre as tendências educacionais contemporâneas, dentre elas o ensino das Artes e sua história nas séries iniciais, mediado por tecnologias audiovisuais. Para consubstanciar esta pesquisa, foi realizada uma atividade de reflexão e produção imagética a partir de obras consagradas do período da Arte Moderna, quando foram apresentados, para uma turma de alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Nóbrega, RS, processos e formas de trabalho com tecnologias de produção de imagem como fotografia, vídeo, animação e literatura ilustrativa. Propôs-se, assim, o desenvolvimento de uma pesquisa exploratória sobre o ensino da História da Arte através da criação e produção a partir de pinturas do período moderno, com artistas expoentes e consagrados mundialmente. Ao final, foi gerado um audiovisual, a partir do material elaborado, feito por meio de registro visual e em áudio sistemático de todas as atividades, o qual poderá ser multiplicado através de mídia física (DVD) e/ou disponibilizado para escolas a fim de trabalhar conteúdos de Artes Visuais.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: