TIC e sala de aula: uma investigação sobre o uso das redes sociais no ensino de ciências
Visualizar/ Abrir
Data
2018-12-01Autor
Quincozes, Marta Helena Garcia
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Vive-se numa sociedade em constantes transformações e a internet é responsável por mudanças que trazem novos desafios pedagógicos para as escolas. Assim, os professores precisam aprender e integrar as novas tecnologias de forma aberta e equilibrada, priorizando uma sala de aula com atividades diferenciadas. Para isso, é necessário incluir atividades que ampliam a aprendizagem para além da sala de aula, usando um novo espaço e tempo através de ambientes virtuais de aprendizagem conectados a internet permite aprender à distância. Nesse intuito o presente artigo busca investigar os benefícios do uso das redes sociais nas aulas de ciências, visto que o acesso as redes sociais é grande por parte dos educandos. Procuramos entender como as redes sociais podem ser utilizadas nas aulas, visando a aprendizagem através da criação de um grupo de estudos na rede social Facebook. Para isso foi desenvolvido um questionário, para verificar os benefícios voltados a aprendizagem na disciplina de ciências. Tornando evidente a necessidade de incluir as Tecnologias da Informação e Comunicação nas aulas, usar o Facebook como ferramenta de aprendizagem, a fim de proporcionar aos educandos uma aprendizagem colaborativa, e esse é capaz de atingir competências que fazem parte da disciplina de ciências.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: