Ser gestor: desafios e perspectivas no Centro de Educação (CE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Resumo
Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa realizada acerca da ideia do “ser gestor” no Centro de Educação (CE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A questão principal desse estudo é compreender e refletir como se dá o processo de gestão em um centro formador de educadores, e a partir disso buscamos refletir a atuação da professora Helenise Sangoi Antunes enquanto Diretora do CE da UFSM. Visando compreender o “Ser Gestor”, nos detemos em verificar os desafios e dificuldades encontradas em sua atuação como Diretora, e ainda, analisar seu trabalho priorizando uma gestão democrática. A metodologia empregada baseou-se na pesquisa qualitativa, tipo estudo de caso, utilizando como instrumento de investigação a entrevista semiestruturada com a professora Helenise e análise de documentos. Nosso aporte teórico está baseado em autores como DRABACH e MOUSQUER (2009), FERREIRA (2008), LIBÂNEO (2007) e LUCK (2009), bem como publicações feitas pelo Ministério da Educação (MEC). Nossos resultados nos levam a perceber que o gestor educacional deve ser capaz de refletir sobre suas atitudes, buscando sempre orientar e cumprir o seu papel da melhor maneira possível perante as dificuldades encontradas dentro do seu espaço. Para tanto, é necessário que cada instituição planeje seus objetivos de acordo com sua comunidade, priorizando a reformulação de um Projeto Pedagógico e de um Plano Gestor com objetivos claros e condizentes com a realidade, buscando sempre valorizar o aluno.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [950]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: