As contribuições da perspectiva democrática na gestão escolar em uma escola municipal de São José do Inhacorá/RS
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Data
2018-12-01Autor
Heimerdinger, Fernanda Borges
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Este estudo propôs analisar como a Gestão Escolar na perspectiva democrática tem sido pensada em uma escola municipal de São José do Inhacorá/RS. A intenção foi investigar as contribuições da perspectiva democrática na Gestão Escolar de maneira que possibilite efetivar alternativas que estabeleçam mais visibilidade para a importância da participação coletiva nas ações e práticas desenvolvidas no contexto escolar. O grupo investigado foi constituído por dezoito integrantes da Comunidade Escolar da escola, no qual através de um questionário, responderam perguntas direcionadas aos entendimentos a respeito de Gestão Escolar e Gestão Democrática e, aos projetos Escola Parque e Escola Classe, tratando-se do perfil organizacional da escola pesquisada. Após a coleta e análise dos questionários, podemos inferir que em meio a sugestões e indicações, todos salientaram a importância de pensar e discutir coletivamente ações para que de fato, possamos efetivar na Escola práticas voltadas para os princípios da Gestão Democrática. Além disso, podemos perceber que há inquietações por parte de todos os segmentos da Comunidade Escolar quanto à efetivação dessas práticas. Acreditamos que um primeiro passo seja esclarecer junto ao grupo da comunidade escolar quais são os significados das ações da Gestão Escolar, necessárias para efetivar a Gestão Democrática dentro do espaço escolar. A partir desse primeiro encaminhamento, visualizamos que a participação poderá se tornar mais efetiva e coletiva na construção do Projeto Pedagógico da escola, bem como possibilitará mais autonomia, diálogos e trabalho cooperativo, voltado para um objetivo comum, delineado na construção coletiva do Projeto Pedagógico.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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