Gestão democrática: encontros e desencontros com a educação popular em uma escola pública municipal de Novo Hamburgo/RS
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Data
2018-06-30Autor
Severo, Driele Fernanda Nery
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O presente trabalho buscou problematizar e compreender questões que permeiam a Gestão Democrática no aspecto de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, no bairro Canudos, munícipio de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, partindo da perspectiva da comunidade escolar. Refletir do ponto de vista da Gestão Democrática problematizando a realidade escolar e Educação popular para buscar avanços na prática educativa. Também trazendo à luz da discussão as perspectivas sobre os preceitos da educação popular, baseados em referências de práticas freirianas, embasadas em textos de educadores que sistematizam princípios metodológicos da mesma; e de que forma podemos construir uma representatividade no ambiente escolar, partindo de uma visão mais colaborativa, humana e ampla, principalmente no que tange a construção de um currículo escolar, uma formação de critérios a respeito da formação de um grupo diretivo, onde as discussões partam dos anseios de todos, estabelecendo um ambiente pautado pela democracia e atentando para a participação dos agentes do processo educativo. Os resultados encontrados nesta pesquisa qualitativa reforçam a maneira como a comunidade vê a escola e de como a instituição se relaciona com a mesma.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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