O professor na crise: os saberes da docência diante da dor do outro
Resumo
A presente dissertação foi delineada com base na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, vinculada ao Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Em decorrência do significativo crescimento de eventos trágicos, o grupo de pesquisa, no qual a autora se inclui, tem problematizado essa questão no que tange ao papel da educação. O dia 27 de janeiro do ano de 2013 foi decisivo para inaugurar uma discussão nesse sentido, na cidade de Santa Maria, interior do Rio Grande do Sul, em decorrência do incêndio da boate Kiss. O estudo buscou identificar a relevância dos aspectos mencionados no desenvolvimento de saberes no percurso da docência, ligados às dores emocionais advindas de situações potencialmente traumáticas. Por conseguinte, também buscamos perscrutar os saberes da docência que possam contribuir para a mitigação dos impactos correlacionados às situações como a que está em pauta neste estudo. A pesquisa desenvolveu-se por meio de entrevistas semiestruturadas com professores da UFSM que passaram por perda de alunos na referida tragédia. Nesse sentido, propomos uma hermenêutica trágica dos saberes docentes para auxiliar na elaboração de um projeto de formação fundamentado na prevenção e proteção da sociedade, tarefa que cabe aos vários campos do conhecimento, entre eles o da Filosofia e Educação.
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