Gestão escolar frente ao desafio da formação continuada
Visualizar/ Abrir
Data
2018-12-01Autor
Pozzebon, Juliana Denice Selle
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A formação continuada dos professores tem reflexo nas práticas pedagógicas cotidianas na sala de aula e contribui para a qualidade da educação. Deste modo, a presente pesquisa se justifica, pois, a temática da formação continuada faz parte do cotidiano escolar e se apresenta como um desafio para a gestão escolar. Teve como objetivo geral investigar quais os desafios enfrentados pela Gestão Escolar para garantir a formação continuada dos professores. Para este estudo, usou-se a pesquisa bibliográfica e as bases legais vigentes. O aporte teórico foi baseado em Freire (1996), Imbernón (2000), Lück (2010), Nóvoa (1995) que fundamentaram as reflexões sobre a formação continuada e a gestão escolar. Com o estudo evidenciamos a importância da formação continuada, já que os autores citam que a formação inicial para a docência não é suficiente diante dos desafios da profissão. Por isso, o professor deve estar sempre em formação e buscando junto com seus pares conhecimentos que abarquem a complexidade do cotidiano escolar. Os gestores escolares possuem papel importante na promoção de espaços para as discussões das temáticas formativas elencadas pelos docentes. Ainda o gestor escolar deve organizar coletivamente com o grupo ações que visem melhorias referentes ao contexto escolar. Os desafios evidenciados pelo estudo são principalmente as condições de trabalho dos professores que muitas vezes independem do gestor escolar e são de ordem das políticas públicas e da gestão educacional.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: