Uma proposta com o whatsapp para o ensino de espanhol como língua estrangeira
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Data
2018-12-07Autor
Menezes, Scárlati Castro de
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Mostrar registro completoResumo
Na área de ensino e aprendizagem de línguas, mostra-se importante, no momento, desenvolver diversos projetos pedagógicos que explorem os inúmeros benefícios que as tecnologias móveis podem proporcionar ao aluno. Dentre tais tecnologias, temos hoje o WhatsApp, aplicativo para aparelhos móveis muito popular no Brasil. O objetivo deste trabalho é fazer uma proposta didática com o uso do WhatsApp para o desenvolvimento da oralidade em língua espanhola com alunos da Escola X, escola particular de ensino de línguas do município de Santa Maria-RS. O material elaborado pela autora deste artigo, que será trabalhado em sala de aula, contará em um primeiro momento com um vídeo e perguntas que nortearão, primeiramente, uma discussão entre alunos e professor sobre o tema em questão: Homossexualidade x Homofobia. Logo após, os alunos vão desenvolver a atividade de criar uma situação parecida com o vídeo assistido, no qual deverão debater e discutir, por meio da gravação de áudios a questão defendendo (em uma situação fictícia) um amigo, conhecido ou apenas alguém que sofreu homofobia. Acreditamos que a proposta do uso do letramento crítico unido a metodologia comunicativa, nos traz seja de grande valia, pois esta opção busca dos alunos uma maior reflexão sobre seus pensamentos, desta maneira colocando em prática as principais características do letramento, unindo a oralidade da língua, com a gravação de áudio ou vídeos, buscamos chegar no objetivo desta proposta didática, que é de usar um dos aplicativos mais utilizados pelos nossos alunos a favor da prática da oralidade em língua espanhola.
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