Construção colaborativa de pareceres descritivos nos anos iniciais do ensino fundamental
Resumo
Esta pesquisa de Mestrado Profissional foi desenvolvida na linha Políticas e Gestão da Educação Básica, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, e propôs um estudo acerca da avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental, com ênfase na construção colaborativa de pareceres descritivos. Por objetivo geral priorizou compreender como uma proposta colaborativa de avaliação da aprendizagem pode contribuir para a construção de pareceres descritivos nos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola em São Pedro do Sul – RS. Por objetivos específicos definiu: compreender a trajetória histórica da avaliação da aprendizagem, suas concepções, tendências e políticas; analisar e [re]significar estudos acerca dos processos avaliativos existentes na escola e elaborar colaborativamente novos conhecimentos acerca dos pareceres descritivos nos anos iniciais do ensino fundamental. A metodologia de pesquisa esteve pautada na abordagem qualitativa, com a realização de um estado do conhecimento, análise documental e círculos dialógicos investigativo-formativos; a análise de dados foi realizada na perspectiva da análise de conteúdo. O contexto de investigação foi uma escola pública de São Pedro do Sul, Rio Grande do Sul e os sujeitos os professores dos anos iniciais do ensino fundamental e equipe diretiva. O principal desafio da pesquisa foi o de proporcionar um ambiente de troca de informações e conhecimentos entre os professores atuantes na escola pesquisada, para que suscitasse a construção colaborativa e democrática dos pareceres descritivos dos seus alunos, produto desta pesquisa. Conclui-se que, com a construção compartilhada dos pareceres descritivos nos anos iniciais, se tornou possível refletir acerca do trabalho pedagógico na escola, assim como qualificar os registros de avaliação diários e trimestrais na perspectiva formativa de instrumentalizar os docentes, os discentes e suas famílias quanto ao processo de ensino e de aprendizagem.
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