Avaliação externa do desempenho escolar e seus impactos na prática pedagógica e na gestão escolar: estudo de caso em uma escola pública de Porto Alegre (RS)
Resumo
Este trabalho apresenta um estudo sobre avaliação externa do desempenho escolar e seus impactos na prática pedagógica e gestão educacional de escolas públicas. O objetivo geral foi identificar os impactos das avaliações externas na compreensão de professores e gestores escolares de uma escola municipal de Porto Alegre. E como objetivos específicos: identificar e analisar o que pensam os professores da escola escolhida acerca das avaliações externas sobre a aprendizagem de seus alunos e identificar e analisar o que pensam os gestores da escola escolhida, acerca dos impactos das avaliações externas na gestão escolar. Na metodologia a opção foi por uma abordagem qualitativa, com entrevistas com professores do 5º e 9º ano e coordenadores pedagógicos. O estudo de caso foi realizado em uma escola pública da zona norte de Porto Alegre, RS. A análise do tema está apoiada no questionamento das avaliações de larga escala que tem servido para legitimar as ações das gestões gerencialistas da educação. Nas conclusões são apontados aspectos positivos da Prova Brasil como forma de diagnóstico, sem no entanto, contribuir com mudanças qualitativas nas práticas pedagógicas ou gestão escolar. São debatidos os desafios de mudança para a gestão escolar e as limitações das avaliações em larga escala.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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