O movimento de ensinar e aprender álgebra no ensino fundamental
Resumo
A pesquisa deriva de nossa preocupação quanto à aprendizagem de alunos do 7º ano em relação ao conceito de Álgebra, especificamente, de Equação do 1º grau. Nesse sentido, o estudo se apoia nos fundamentos teórico-metodológicos da Atividade Orientadora de Ensino (AOE) para a organização de Situações Desencadeadoras de Aprendizagem relacionadas ao referido conceito. Estabelecemos como objetivo investigativo da pesquisa Investigar a aprendizagem de alunos do 7º ano, quanto à Equação do 1º grau, a partir dos pressupostos da Atividade Orientadora de Ensino. Com o propósito de alcançar este objetivo, elencamos as seguintes ações investigativas: pesquisar, no movimento lógico histórico como se deu a construção do conceito de Equação do 1º Grau e identificar indícios de aprendizagens expressas pelos estudantes. Por compreendermos que nossa pesquisa não perpassa o cunho investigativo apenas, estabelecemos, também, um objetivo formativo, o qual consiste em Organizar um espaço de aprendizagem voltado à apropriação de conhecimento sobre equação do 1º grau a partir de Situações Desencadeadoras de Aprendizagem. A pesquisa foi desenvolvida com 35 alunos, de duas turmas de 7º ano, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Teófilo Teodoro Streck, no município de Novo Cabrais – RS. Inicialmente fizemos uma breve incursão teórica sobre a Educação Matemática e, também, um levantamento histórico sobre Álgebra. O referencial teórico e metodológico pauta-se na perspectiva da Teoria Histórico – Cultural (VYGOTSKY), mais especificamente na Teoria da Atividade (LEONTIEV) e Atividade Orientadora de Ensino (MOURA). Os dados foram sistematizados a partir do planejamento, desenvolvimento e avaliação das Situações Desencadeadoras de Aprendizagem, e os instrumentos para coleta de dados foram os registros dos estudantes gravados em áudio, vídeo e fotos, bem como as anotações da professora pesquisadora. Para a análise dos dados, definimos quatro eixos para a apresentação de episódios e cenas (MOURA, 2004) que nos permitissem verificar indícios de aprendizagem por parte dos alunos. Foram desenvolvidas sete Situações Desencadeadoras de Aprendizagem, as quais visavam atender a um nexo conceitual. A análise dos dados nos permite identificar a importância de propor Situações Desencadeadoras
de Aprendizagem que contemplem os nexos conceituais: fluência, variável, campo de variação e igualdade. Além disso, contribuem, de forma efetiva, para a aprendizagem dos alunos a compreensão do movimento lógico-histórico do conceito e o compartilhamento das ações desenvolvidas.
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