Gestão escolar e conselho escolar no fortalecimento da gestão democrática
Resumo
O presente trabalho monográfico trata de compreender a relação entre a escola (representada pelo gestor escolar) e a comunidade (através do Conselho Escolar), no processo da gestão democrática, descrevendo o papel que o conselho escolar exerce na comunidade escolar, assim como sua participação no processo da construção da proposta educativa da escola e como suas ações influenciam no processo de gestão democrática. Para tanto, o estudo bibliográfico direcionou-se no sentido de abordar o papel da escola na sociedade, da gestão democrática e do conselho escolar, desenvolvendo uma pesquisa qualitativa de estudo de caso, em uma escola de Ensino Fundamental na cidade de Sant’Ana do Livramento, no Estado do Rio Grande do Sul. Para complementar a pesquisa foi aplicado um questionário para a representante dos professores e outro para o representante do segmento dos pais do Conselho Escolar, com questões dissertativas. Utilizou-se também da análise documental, sendo as fontes utilizadas: o Projeto Pedagógico da escola, o Regimento do Conselho Escolar e a Lei Municipal que dispõe sobre a criação dos Conselhos Escolares, e embasou-se ainda, o referido estudo, nas teorias de Paro (2000) e Navarro (2004), dentre outros. Por fim, conclui-se que a implementação da Gestão Democrática ainda é um desafio, e que a participação da comunidade é essencial para a construção da proposta educativa. Para isso a escola deve buscar meios e estratégias viáveis para ambos, pois somente através do entendimento Gestor X Conselho Escolar, isso poderá se tornar possível.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [978]
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