Livro Virtual: Uma ferramenta tecnológica no caminho do aprendizado
Resumo
Este artigo traz algumas reflexões sobre o trabalho desenvolvido nas escolas a respeito do uso das tecnologias digitais em sala de aula aliadas ao trabalho com o gênero literário poema. Faz menções sobre seu uso como parte integrante da prática pedagógica e seus benefícios para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Traz em seu conteúdo um modelo de projeto de um Livro Virtual que embasa a teoria desenvolvida no decorrer do projeto. Tem como objetivo o uso produtivo das tecnologias digitais no cotidiano escolar frente às práticas de ensino que envolvem o uso das mesmas e o desenvolvimento da linguagem literária e poética dos alunos. A metodologia para este trabalho passa por uma revisão de literatura que aponta o uso da Informática e da Internet como forma de comunicação da contemporaneidade onde o aluno é o sujeito de sua própria aprendizagem, aprendendo a usufruir das tecnologias de forma significativa e prazerosa. A principal conclusão que se pode chegar com este modelo de projeto é que as vantagens encontradas no trabalho com as tecnologias digitais vêm para somar do desenvolvimento dos sujeitos e as ferramentas encontradas hoje para o trabalho em sala de aula são subsídios indispensáveis para este desenvolvimento seja no trabalho com a poesia ou qualquer outro trabalho.
Coleções
- Mídias na Educação - EaD [640]