Equilíbrio dinâmico: perspectiva e realidade em alunos de educação infantil
Resumo
A infância é o período em que a criança desenvolve-se em todas as dimensões. E um fator
primordial para este desenvolvimento é o equilíbrio dinâmico, através das informações
processadas pelo Sistema Nervoso Central (SNC). Para a realização da pesquisa adotou-se a
abordagem qualitativa e quantitativa do tipo descritiva. O objetivo do estudo foi avaliar como
está o equilíbrio dinâmico de 21alunos, sendo 9 meninas e 12 meninos, de 4 à 5 anos de uma
Escola de Educação Infantil de Bento Gonçalves (RS). Os Materiais e métodos utilizados para a
pesquisa foram os testes de Lefèvre, Exame Neurológico Evolutivo (ENE) especificamente sobre
o equilíbrio dinâmico, tendo o cuidado em trabalhar de acordo com cada faixa etária e seguindo
as instruções do autor. Inicialmente foram confeccionados os Termos de Consentimento,
autorização da direção e as planilhas de acompanhamento. Cada aluno realizou todas as
atividades propostas pela escala e foram assinaladas conforme os resultados obtidos por cada um.
As atividades foram realizadas na área interna e externa da escola. De acordo com os resultados
deste estudo, a aplicação dos testes de Lefèvre, no que se refere ao Equilíbrio Dinâmico,
mostrou-se satisfatório principalmente com as meninas de 4 anos. Por fim, cabe destacar que é na
Educação Infantil o momento ideal para despertar o prazer e a motivação pela prática ao longo da
vida, podendo desta forma influenciar de forma significativamente o histórico de atividades dos
indivíduos.
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