A educação física lidando com as rotinas diárias da educação infantil
Resumo
Diante dos avanços a Educação Infantil é vista como modalidade de ensino propícia a dar
educação à criança, atendendo suas necessidades, assegurando o direito de brincar. E, no que
tange ao professor de Educação Física, este estudo objetivou investigar como estes trabalham
com as rotinas da Educação Infantil. Tal idéia almejou aprofundar a eficácia da organização
das atividades no cotidiano escolar, incluindo nelas a Educação Física. Para esse tema
também procurei inteirar a parte do desenvolvimento infantil na pré-escola. A rotina é outro
tema abordado cuja qual, deve ser acompanhada de intencionalidade e planejamento por parte
do professor ou professora que dará sentido, significado e segurança a cada criança de um
grupo escolar. Essa pesquisa é de cunho qualitativo descritivo-interpretativo com estudo de
caso. Participaram da pesquisa seis escolas e seis professores de Educação Física das Escolas
Municipais de Educação Infantil (EMEIS) do município de Sapiranga, RS. Através da
pesquisa realizada, revelou que, de acordo as opiniões dos professores, a Educação Física
contribui para o desenvolvimento e, conseqüentemente, é considerada útil e necessária para a
formação integral na Educação Infantil. Detectou-se também que os professores
desenvolveram um trabalho de forma lúdica, enfatizando a aula com harmonia, envolvendo as
crianças de maneira espontânea nas atividades juntamente com as rotinas diárias da Educação
Infantil. Baseado nisso, podemos perceber o valor da Educação Física para esta faixa etária, e
o quanto ela tem evoluído dando sua contribuição para o desenvolvimento da aprendizagem
no âmbito da Educação Infantil. Este estudo me fez pensar em meus alunos, no meu papel
como educadora e, em todo ambiente escolar.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: