Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFeijó, Marcia Gonzalez
dc.creatorFerreira, Angélica de Oliveira
dc.date.accessioned2019-02-26T14:44:24Z
dc.date.available2019-02-26T14:44:24Z
dc.date.issued2015-02-28
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15758
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015.por
dc.descriptionTítulo alterado para: Aprender com o movimento, por que não? Repensando concepçõespor
dc.description.abstractThis study deals with an experience report, which starts from the observation of teaching practice in a public school, with intent to cause reflections in the light of pedagogical theories of some thinkers and researchers in education. It is intended to note the contributions of pedagogical action in physical education for teaching / learning process in Years Elementary School initials. The teaching practice with psychomotor developmental and pedagogical approach and educational activities in a comprehensive development perspective. considering the child in their cultural, social and affective dimensions, overcoming superficiality and instrumentalization of education; students of the Early Years of Elementary Education and Early Childhood Education can experience education in its fullness, joining efforts to build the knowledge. Physical Education is education in all the fullness of its meaning, the body unfinished object of knowledge, that relates to other knowledge, teaching requires pedagogical work to result in competent learning; the teacher who teaches Physical Education in Early Childhood Education and Early Years Elementary School, must have pedagogical didactic information about the specific knowledge related to human movement and support their practice.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectCriançaspor
dc.subjectCorporeidadepor
dc.subjectAção pedagógicapor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectChildreneng
dc.subjectCorporeityeng
dc.subjectAction educational curriculumeng
dc.titleDança: uma experiência de aprender com movimento no 5º ano dos anos iniciaispor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Infantil e Anos Iniciais, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho monográfico é um relato de experiência, embasado em um estudo de caso, que parte da observação da prática docente em uma escola pública com intenção de produzir reflexões à luz de teorias pedagógicas de alguns pensadores e pesquisadores em educação. Tem a finalidade de constatar as contribuições da ação pedagógica na Educação Física para o processo de ensino/aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Destaca a prática docente com abordagem pedagógica psicomotriz e desenvolvimentistas com ação educativa na perspectiva do desenvolvimento integral, considerando a criança em suas dimensões culturais, sociais e afetivas, superando a superficialidade e instrumentalização do ensino. A Educação Física é educação em toda a plenitude de seu significado, o corpo objeto do conhecimento inacabado, que se relaciona com outros saberes; requer trabalho pedagógico didático para resultar em aprendizagem competente. O professor que leciona Educação Física na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental deve ter informações didáticas pedagógicas a cerca dos conhecimentos específicos relacionados ao movimento humano e fundamentar sua prática.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto