Dança: uma experiência de aprender com movimento no 5º ano dos anos iniciais
Visualizar/ Abrir
Data
2015-02-28Autor
Ferreira, Angélica de Oliveira
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho monográfico é um relato de experiência, embasado em um estudo de caso, que parte da observação da prática docente em uma escola pública com intenção de produzir reflexões à luz de teorias pedagógicas de alguns pensadores e pesquisadores em educação. Tem a finalidade de constatar as contribuições da ação pedagógica na Educação Física para o processo de ensino/aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Destaca a prática docente com abordagem pedagógica psicomotriz e desenvolvimentistas com ação educativa na perspectiva do desenvolvimento integral, considerando a criança em suas dimensões culturais, sociais e afetivas, superando a superficialidade e instrumentalização do ensino. A Educação Física é educação em toda a plenitude de seu significado, o corpo objeto do conhecimento inacabado, que se relaciona com outros saberes; requer trabalho pedagógico didático para resultar em aprendizagem competente. O professor que leciona Educação Física na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental deve ter informações didáticas pedagógicas a cerca dos conhecimentos específicos relacionados ao movimento humano e fundamentar sua prática.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: