Bebê na escola: contexto de cuidar e educar
Resumo
A presente pesquisa trata das mudanças ocorridas no campo da educação infantil e a importância do vínculo entre o cuidar e educar. Desde a vida intrauterina o feto recebe vibrações positivas e negativas do ambiente que o rodeia, as quais podem trazer influências que serão gravadas posteriormente no inconsciente da criança, podendo refletir na educação. Com o passar do tempo, o conceito de infância sofreu muitas mudanças, primeiramente era vista como um processo assistencialista e a criança como um adulto em miniatura. E nos dias atuais oque pensam os educadores? É neste contexto que surge uma inquietação sobre este processo de ensino: em que medida os educadores acreditam em um ensino apenas assistencialista nas turmas de Berçário I ou em um ensino onde as práticas contemplem o cuidar e o educar num processo profícuo? A pesquisa em campo aconteceu em forma de questionário e diálogo com cinco professoras de Berçário I a fim de identificar suas concepções sobre o atendimento de crianças de zero a doze meses de idade. Por fim, com base no referencial teórico e pratica das professoras, buscou-se apontar metodologias/atividades para serem aplicadas na prática profissional dos envolvidos na área. O resultado deste estudo mostrou que as educadoras possuem clareza que Berçário I não deve ser um ambiente de atendimento apenas assistencialista, mas ser vinculado ao processo de educar, pois é nesta faixa etária que se desenvolvem as destrezas sócio afetivas, linguagem, comunicação, habilidades cognitivas, motricidade fina e ampla.
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