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dc.contributor.advisorPrestes, Liliane Madruga
dc.creatorSilva, Carla Sandreli Nunes da
dc.date.accessioned2019-02-27T13:25:36Z
dc.date.available2019-02-27T13:25:36Z
dc.date.issued2015-01-05
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15773
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractInclusive education aims to meet the growing demands of a society in the process of renewal and relentless pursuit of democracy, which will only be achieved when all people indiscriminately, have access to information, knowledge and resources necessary for the formation of their full citizenship. In this sense, I consider that a challenge is put to the Brazilian education, allow the handicapped equal rights with other students in regular schools, giving them dignity and the right to exercise citizenship. Therefore, this study aimed to offer some reflections on the concepts that permeate social inclusion in schools, through questionnaires applied to managers and teachers who work with special education in the same in a public school in the city of Pinhalzinho SC. Also verified the conditions of infrastructure and accessibility in school to meet students with special needs. This research was possible to have knowledge about the perceptions of respondents about the inclusion process. This revealed there is much to be done for inclusion in regular schools actually occurs, it is demonstrated in the positioning of the majority of teachers who described many mishaps in the school environment. In this sense it is important that the school management is well articulated, so that inclusion can happen in the best way possible, enabling students with special needs, access, residence and the right to quality education, as well as other students. The lack of support from governors was appointed as a complicating factor for teachers and administrators. Besides the lack of infrastructure and materials adapted. And what if realized, is that most teachers do not have specific training in special education, which can contribute to feelings of failure, fear, loneliness, rejection, among others that arise in the inclusive process. Thus, it is clear that a long way to go, so we can say that the inclusion is really happening to this, public policies are not enough, they need to leave the paper, and get a different look that can be deployed effectively in regular schools, and to enable persons with special needs, quality education, and that makes them feel like individuals who are loved and respected by the other classmates and teachers.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectSchooleng
dc.subjectInclusivoeng
dc.titleGestão escolar para a inclusão, desafios e possibilidadespor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três Passos, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA educação inclusiva tem como objetivo atender às crescentes exigências de uma sociedade em processo de renovação e de busca incessante da democracia, que só será alcançada quando todas as pessoas, indiscriminadamente, tiverem acesso à informação, ao conhecimento e aos meios necessários para a formação de sua plena cidadania. Neste sentido, considero que um grande desafio está colocado para a educação brasileira, possibilitar aos portadores de necessidades especiais direitos iguais aos demais alunos das escolas regulares, proporcionando-lhes dignidade e o direito a exercer a cidadania. Diante disso, o presente trabalho visou proporcionar algumas reflexões acerca das concepções que permeiam a inclusão social nas escolas, através de questionários que foram aplicados aos gestores e professores que trabalham com educação especial na mesma em uma escola pública no município de Pinhalzinho SC. Também verificou-se as condições de infraestrutura e acessibilidade na escola para atender os alunos com necessidades especiais. Com esta pesquisa foi possível ter conhecimento a respeito das percepções dos entrevistados sobre o processo de inclusão. Esta revelou há muito a ser feito para que a inclusão realmente ocorra nas escolas regulares, isso se evidência no posicionamento da maioria dos professores, os quais relatam muitos percalços no ambiente escolar. Neste sentido é importante que a gestão escolar seja bem articulada, para que a inclusão possa acontecer da melhor maneira possível, possibilitando aos alunos com necessidades especiais, o acesso, permanência e o direito ao ensino de qualidade, assim como os demais alunos. A falta de apoio dos governantes foi apontado como um fator dificultador para professores e gestores. Além da falta de infraestrutura e de materiais adaptados. E o que se percebeu, é que a maioria dos docentes não possui formação específica na área de educação especial, o que pode contribuir para sentimentos de impossibilidade, medo, solidão, rejeição, entre outros que surgem no processo inclusivo. Assim, fica claro que a um longo caminho a ser percorrido, para que possamos falar que a inclusão está realmente acontecendo, para isto, não bastam apenas políticas públicas, estas precisam sair do papel, e receber um olhar diferente para que possam ser implantadas efetivamente nas escolas regulares, e possibilitar aos portadores de necessidades especiais, um ensino de qualidade, e que os faça sentir como indivíduos que são amados e respeitados pelos demais colegas e professores.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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