Gestão escolar para a inclusão, desafios e possibilidades
Fecha
2015-01-05Autor
Silva, Carla Sandreli Nunes da
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A educação inclusiva tem como objetivo atender às crescentes exigências de uma sociedade em processo de renovação e de busca incessante da democracia, que só será alcançada quando todas as pessoas, indiscriminadamente, tiverem acesso à informação, ao conhecimento e aos meios necessários para a formação de sua plena cidadania. Neste sentido, considero que um grande desafio está colocado para a educação brasileira, possibilitar aos portadores de necessidades especiais direitos iguais aos demais alunos das escolas regulares, proporcionando-lhes dignidade e o direito a exercer a cidadania. Diante disso, o presente trabalho visou proporcionar algumas reflexões acerca das concepções que permeiam a inclusão social nas escolas, através de questionários que foram aplicados aos gestores e professores que trabalham com educação especial na mesma em uma escola pública no município de Pinhalzinho SC. Também verificou-se as condições de infraestrutura e acessibilidade na escola para atender os alunos com necessidades especiais. Com esta pesquisa foi possível ter conhecimento a respeito das percepções dos entrevistados sobre o processo de inclusão. Esta revelou há muito a ser feito para que a inclusão realmente ocorra nas escolas regulares, isso se evidência no posicionamento da maioria dos professores, os quais relatam muitos percalços no ambiente escolar. Neste sentido é importante que a gestão escolar seja bem articulada, para que a inclusão possa acontecer da melhor maneira possível, possibilitando aos alunos com necessidades especiais, o acesso, permanência e o direito ao ensino de qualidade, assim como os demais alunos. A falta de apoio dos governantes foi apontado como um fator dificultador para professores e gestores. Além da falta de infraestrutura e de materiais adaptados. E o que se percebeu, é que a maioria dos docentes não possui formação específica na área de educação especial, o que pode contribuir para sentimentos de impossibilidade, medo, solidão, rejeição, entre outros que surgem no processo inclusivo. Assim, fica claro que a um longo caminho a ser percorrido, para que possamos falar que a inclusão está realmente acontecendo, para isto, não bastam apenas políticas públicas, estas precisam sair do papel, e receber um olhar diferente para que possam ser implantadas efetivamente nas escolas regulares, e possibilitar aos portadores de necessidades especiais, um ensino de qualidade, e que os faça sentir como indivíduos que são amados e respeitados pelos demais colegas e professores.
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- Gestão Educacional - EaD [951]
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