Oralidade na escola: um trabalho com o gênero oral debate regrado em oficinas de língua portuguesa
Resumo
Esta dissertação, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Letras, na área de Estudos Linguísticos, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM),objetivainvestigar os processos de ensino e aprendizagem do gênero debate público regrado, a partir de um trabalho desenvolvido com estudantes de Ensino Médio, na Escola Básica.O referencial teórico está sustentado na noção da linguagem como forma de interação social, proposta por Bakhtin/Volochinov (2014); na perspectiva sociointeracionista de ensino, defendida por Vigotski (1987; 2007), bem como nas teorias relacionadas aos gêneros orais e ao gênero debate regrado, segundoTravaglia (2007; 2017), Bentes (2010), Neves (2001) e Dolz e Schneuwly (2004). A metodologia de oficinas está ancorada na pesquisa-ação, proposta por Thiollent (1985) e Tripp (2005), que possibilita a interação entre os sujeitos da pesquisa e o pesquisador. A pesquisa foi realizada em oficinas semanais de produção textual oral, entre outubro e dezembro de 2017, com alunos voluntários do 2º ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual de Santa Maria (RS, Brasil). A análise do corpus está baseada em três critérios apresentados por Travaglia (2007; 2017): a estrutura composicional, os objetivos/função sociocomunicativa e as características da superfície linguística. Constatamos, com tal pesquisa, benefícios em relação à qualificação das produções textuais orais, com foco na competência argumentativa dos discentes, principalmente no que se refere aos operadores argumentativos e a apropriação em relação ao gênero oral debate público regrado.
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