O uso das TIC na promoção da acessibilidade de estudantes disléxicos na UFSM
Resumo
Esta dissertação está vinculada à linha de pesquisa Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede – PPGTER, Mestrado Profissional, da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. O estudo teve como objetivo geral compreender de que modo o uso das tecnologias da informação e comunicação potencializam o acesso, a permanência e a conclusão no ensino superior, dos estudantes com dislexia. Resultante disso, o produto do mestrado consiste em um E-book contendo Diretrizes para Acessibilidade de Estudantes com Dislexia no Ensino Superior, destinado aos docentes e demais profissionais da instituição. O referencial teórico traz informações relacionadas à Acessibilidade no Ensino Superior; Dislexia e suas particularidades e A evolução das TIC e suas implicações no processo de inclusão. De acordo com a metodologia, propõe-se uma pesquisa aplicada, qualitativa e possui como método o estudo de caso. A entrevista semiestruturada foi adotada como instrumento de coleta de dados neste estudo, que teve como público-alvo, estudantes disléxicos matriculados na UFSM, além destes, os docentes dos cursos de graduação nos quais estes estudantes estão matriculados e os profissionais da equipe multidisciplinar da Coordenadoria de Ações Educacionais- CAED envolvidos com esses casos. A análise de conteúdo foi utilizada para a interpretação dos dados. Para tanto, foram elencadas quatro categorias de análise, que são: Questões Políticas e as TIC; Questões Institucionais e as TIC, Questões Pedagógicas e as TIC e Questões Sociais e as TIC. Os resultados apontam que apesar dos movimentos em busca de ações de acessibilidade na UFSM, ainda se faz imperativo a implementação de novas medidas frente a fragilidade do processo de inclusão na universidade, dentre elas a necessidade de maior investimento nas TIC como possibilidade para facilitar a aprendizagem, a participação e a autonomia dos estudantes. Porém, para além da questão do uso das TIC como meio de acessibilidade, foi possível identificar muitos outros aspectos que devem ser refletidos no campo universitário e não poderiam passar despercebidos na análise.
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