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dc.contributor.advisorNascimento, Luciana Monteiro do
dc.creatorDias, Tânia Maria da Rosa
dc.date.accessioned2016-05-04T14:26:52Z
dc.date.available2016-05-04T14:26:52Z
dc.date.issued2010
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1583
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis study aims to assess the formation and training of teachers in a special school, as well as identifying resources and educational practices that assist these teachers to develop teaching-learning of students with cognitive impairment. Study participants were two teachers at the School of Special Education of the city of Encruzilhada do Sul, of the RS. For the construction of this study, we adopted procedures for literature and a questionnaire to teachers of students with cognitive impairment. The work to suggest that teachers of Special Education School show interest in developing appropriate educational practices, according to the needs emphasize the preparation and promotion of training courses in order to better serve these students. Long ago, the Brazilian education has been developing initiatives to not only rely on the permanence of students with cognitive impairment in school, but looking at every policy implemented, actions that optimize the conditions for such permanence that leverage learning, with special attention to the opinions constructed about their learning. With appropriate actions expected to combat prejudice and stigma, so that society in general, to reconstruct the concepts of special learners.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectNecessidades especiaispor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectAlunospor
dc.titleDéficit cognitivo: parecer dos professores sobre as práticas educativas na escola de educação especialpor
dc.title.alternativeCognitive deficit: opinion of the teachers on educational practice in school of special educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Encruzilhada do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoEste estudo tem o objetivo de verificar a formação e capacitação de professores de uma escola especial, bem como apontar recursos e práticas educativas que auxiliam estes professores a desenvolver o processo de ensino-aprendizagem de educandos com déficit cognitivo. Fizeram parte do estudo dois professores da Escola de Educação Especial do município de Encruzilhada do Sul, RS. Para a construção deste estudo, foram adotados procedimentos de pesquisa bibliográfica e aplicação de questionário aos professores dos educandos com déficit cognitivo. O trabalho realizado permite considerar que os professores da Escola de Educação Especial se mostram interessados em desenvolver práticas educativas adequadas, conforme as necessidades ressaltam o preparo e o incentivo de cursos de capacitação para poderem melhor atender esses educandos. Há muito, a educação brasileira vem desenvolvendo iniciativas para não apenas contar com a permanência dos educandos com déficit cognitivo na escola, mas, procura a cada política implantada, ações que otimizem as condições dessa permanência que alavanquem a aprendizagem, com atenção especial aos pareceres construídos sobre essas aprendizagens. Com ações pertinentes espera combater os preconceitos e estigmas, fazendo com que a sociedade de modo geral, reconstrua as concepções sobre educandos especiais.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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