Déficit cognitivo: parecer dos professores sobre as práticas educativas na escola de educação especial
Abstract
Este estudo tem o objetivo de verificar a formação e capacitação de professores de
uma escola especial, bem como apontar recursos e práticas educativas que auxiliam
estes professores a desenvolver o processo de ensino-aprendizagem de educandos
com déficit cognitivo. Fizeram parte do estudo dois professores da Escola de
Educação Especial do município de Encruzilhada do Sul, RS. Para a construção
deste estudo, foram adotados procedimentos de pesquisa bibliográfica e aplicação
de questionário aos professores dos educandos com déficit cognitivo. O trabalho
realizado permite considerar que os professores da Escola de Educação Especial se
mostram interessados em desenvolver práticas educativas adequadas, conforme as
necessidades ressaltam o preparo e o incentivo de cursos de capacitação para
poderem melhor atender esses educandos. Há muito, a educação brasileira vem
desenvolvendo iniciativas para não apenas contar com a permanência dos
educandos com déficit cognitivo na escola, mas, procura a cada política implantada,
ações que otimizem as condições dessa permanência que alavanquem a
aprendizagem, com atenção especial aos pareceres construídos sobre essas
aprendizagens. Com ações pertinentes espera combater os preconceitos e
estigmas, fazendo com que a sociedade de modo geral, reconstrua as concepções
sobre educandos especiais.