Efeito deletério da água em misturas asfálticas com adição de ligante modificado com polímero e de cal
Resumo
O dano por umidade é uma das principais causas pela falha prematura do concreto asfáltico. A avaliação do efeito deletério da água em misturas asfálticas com adição de ligante modificado com polímero e de cal por meio ensaios mecânicos, torna-se importante para analisar o dano da umidade no comportamento das misturas asfálticas e buscar formas de diminuir a ação da água. O objetivo do estudo é avaliar, em laboratório, o efeito deletério da água em misturas asfálticas com diferentes tipos de agregados, com e sem adição de cal e utilizando ligante asfáltico convencional e modificado. Verificaram-se as propriedades rigidez, deformação permanente e coesão/adesão nas misturas. Utilizaram-se oito misturas asfálticas com esqueletos pétreos idênticos conforme a faixa C do DNIT 031/2006 – ES, dosadas pela metodologia Superpave, que foram submetidos aos ensaios de: Módulo de Resiliência (MR) e módulo Complexo; resistência a tração por compressão diametral (RT); Flow Number (FN); dano por umidade induzida e além destes foi empregado o protocolo AASHTO T 283 para os ensaios de FN e Módulo complexo para avaliar o efeito deletério da água nestes ensaios. Neste caso, as misturas foram divididas em dois grupos, grupo 1 sem ciclo de condicionamento e grupo 2 com ciclo de condicionamento. Com isso, foi possível obter o módulo dinâmico retido, ângulo de fase retido e o Flow Number retido (FNR). As análises dos resultados de Módulo Complexo foram realizadas pela modelagem 2S2P1D. Para o ensaio de MR, foi possível verificar que adicionar cal nas misturas asfálticas aumentaram em média 1,23 vezes os resultados de MR. Para a maioria das misturas, a substituição do ligante CAP 50/70 pelo AMP 60/85 diminuíram os valores de MR. No ensaio de módulo complexo a adição de cal e o tipo do ligante foram os fatores que mais alteraram a rigidez das misturas asfálticas. Percebe-se que as amostras compostas pelo CAP 50/70 apresentaram maiores valores de módulo de perda, com isso um maior comportamento viscoso, e maiores valores de módulo de armazenamento, quando comparados as misturas asfálticas com o AMP 60/85. Este fato também ocorre com as misturas compostas por cal. As misturas compostas pelo AMP 60/85 apresentaram valores de RT superiores às misturas com o CAP 50/70. Este fato se repete na comparação das misturas com as sem cal. No ensaio de dano por umidade induzida (Lottman Modificado) todas as misturas obtiveram valores de RRT superiores a 80%. No ensaio FN, as misturas asfálticas compostas pelo ligante modificado e cal, apresentaram os maiores valores de FN. No ensaio de Módulo complexo, após os ciclos de condicionamentos, demonstraram um maior comportamento viscoso e maior módulo de armazenamento que as misturas do grupo 1. Em relação ao FNR, 50% das misturas sofreram uma diminuição dos valores de FN, por razão da ação da água. Por meio dos resultados, foi possível perceber que utilizar o ligante modificado e inserir cal nas misturas asfálticas proporcionam aumentos na resistência a tração e deformação permanente.
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