Avaliando o impacto cognitivo do uso de um software educacional 3D no ensino de ciências com alunos do 8º ano do ensino fundamental
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Data
2013-12-12Autor
Silvestre, Maicon Sousa Mota
Metadata
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Este artigo visa investigar se a aprendizagem é potencializada pelo uso de um
software educacional 3D nas aulas de ciências. Pois, de modo geral, os educadores
se preocupam excessivamente com a utilização desses recursos tecnológicos no
processo de ensino e aprendizagem, contudo sua eficácia é pouco conhecida,
podendo não apresentar os resultados esperados. O trabalho foi desenvolvido na
Escola de Ensino Municipal Dr. Rafael Vieira da Cunha com alunos dos anos finais
do ensino fundamental, situada na zona rural do município de Santana do
Livramento, estado do Rio Grande do Sul. Consideraram-se dois grupos neste
estudo, o controle e o experimental sob condições de avaliação quantitativa por meio
de oito questões objetivas, bem como por uma avaliação qualitativa mediante a
representação do conhecimento através da construção de mapas conceituais. Os
resultados sugerem, ainda que de forma tímida, que o aluno aprende melhor quando
o processo de ensino e aprendizagem está associado ao uso do software educacional.
Coleções
- Mídias na Educação - EaD [640]
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