Determinação de parâmetros que influenciam nas propriedades mecânicas de material fresado estabilizado granulométrica e quimicamente para emprego em pavimentação
Resumo
Os materiais originados da reciclagem de pavimentação asfáltica podem se tornar uma importante alternativa construtiva no setor rodoviário, além de contribuir na política de sustentabilidade. Em razão da importância de preservação das matérias primas e aos significativos custos que englobam as obras de pavimentação, torna-se viável a análise de técnicas econômicas e sustentáveis para implantação ou manutenção de rodovias. A técnica de tratamento de material fresado, também conhecido na literatura internacional por Reclaimed Asphalt Pavement (RAP), encontra aplicação, por exemplo, na construção de bases ou sub-bases para pavimentos. Contudo, ainda não existem metodologias de dosagem e projeto das misturas de fresado e cimento baseadas em critérios racionais como existe no caso do concreto, em que a relação água/cimento desempenha papel fundamental na obtenção da resistência desejada. Nesse sentido, a pesquisa avaliou, por meio de ensaios laboratoriais, a viabilidade da utilização de misturas de RAP e pó de pedra, estabilizadas quimicamente com cimento Portland CP V–ARI, para camadas de base de pavimentos, correlacionando o índice porosidade/teor volumétrico de cimento (𝜂/𝐶%) com parâmetros de rigidez e resistência das misturas. O material fresado é oriundo da BR-392, enquanto os materiais pétreos são de origem basáltica da formação Serra Geral. Para a estabilização granulométrica se determinou o teor de 70% fresado e 30% pó de pedra; também se ajustou misturas de brita graduada tratada com cimento (BGTC) com mesma curva granulométrica, constituída de materiais pétreos naturais que serviram como mistura Referência. A estabilização química foi de 4%, 5% e 6% em volume. Com os resultados dos ensaios de resistência à compressão simples (RCS), resistência à tração por compressão diametral (RTCD), resistência à tração na flexão (RTF) e módulo de resiliência (MR), todos com 7 e 28 dias de cura, foram efetuadas correlações das propriedades mecânicas com as características das misturas através da relação 𝜂/𝐶%. A análise dos resultados demonstrou que as propriedades das misturas aumentaram linearmente com a adição de cimento e exponencialmente com a redução de porosidade. A relação 𝜂/𝐶% mostrou-se um excelente critério racional para avaliação do comportamento e na previsão de resistências e módulos para todas as misturas estudadas. As misturas com RAP apresentaram características viscoelásticas oriundas da herança do ligante asfáltico presente em sua composição. Por fim, o desempenho satisfatório corrobora com a possibilidade de abranger os estudos e utilização destes materiais.
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