Gestão educacional e promoção da saúde de pessoas com depressão: um estudo de caso em um centro de atenção psicossocial
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Data
2009-08-07Autor
Fernandes, Marcelo Nunes da Silva
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Esta pesquisa centra sua discussão no processo educativo dos profissionais de
saúde na promoção da saúde das pessoas com depressão no Centro de Atenção
Psicossocial 1 (CAPS 1), em São Sepé-RS, no intuito de (re) construção da
educação para a saúde transformadora nesta realidade. Para tal, utilizei a
abordagem qualitativa, os dados coletados por meio de um questionário, foram
agrupados em: educação para a saúde conservadora e educação para a saúde
transformadora. Os sujeitos da pesquisa foram cinco profissionais de saúde e cinco
pessoas com depressão. Os saberes dos profissionais de saúde e das pessoas com
depressão caracterizam os elementos do processo educativo que interligaram o ser
humano como pessoa, educação, saúde e doença. Assim, a educação para a saúde
conservadora ocorre em um processo educativo com ações domesticadoras na
promoção da saúde das pessoas com depressão, pois são regidas pelas
particularidades dos sujeitos envolvidos na realidade investigada.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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