Gestão democrática escolar: uma análise sobre o conselho escolar
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Data
2011-09-17Autor
Ferreira, Maria Nilce da Silva
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Objetivou-se nesse trabalho discutir o papel do Conselho Escolar como mecanismo
de participação no contexto escolar do município de Fortaleza/CE e analisar sua
contribuição em prol da autonomia democrática do ensino público local. Nessa
perspectiva buscou-se inicialmente, apresentar um breve histórico sobre o processo
democrático do Brasil a luz de estudos realizados sobre a temática enfocada, assim
como também contextualizar o surgimento dos Conselhos Escolares no âmbito
nacional. Por último analisou-se a atuação do Conselho Escolar de uma escola
municipal de Fortaleza/CE. Para a realização do trabalho foi utilizada a pesquisa de
base bibliográfica e documental. Compreendemos que o espaço colegiado constitui
um dos mais importantes mecanismos de democratização da gestão de uma escola,
e que quanto mais ativa e ampla for a participação dos membros, maiores serão as
possibilidades de fortalecimento dos mecanismos de participação e decisão
coletivos. No entanto, os resultados obtidos demonstraram certa incoerência entre a
concepção democrática preconizada por pesquisadores da área e a adotada no
espaço analisado. O fato surpreendeu devido ao discurso democrático utilizado pela
gestão educacional e escolar do município de Fortaleza e a realidade analisada.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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