Gestão democrática: o conselho escolar e a sua atuação em duas escolas públicas estaduais do município de Santa Maria
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Data
2011-09-17Autor
Fontinele, Carmem Rosane Tauchen
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O presente trabalho abrange a gestão democrática e a percepção dos membros do
Conselho Escolar acerca das suas participações nos colegiados das duas escolas
públicas estaduais, localizadas no município de Santa Maria, estado do Rio Grande
do Sul, no período de março a julho de 2011. Nesse trabalho buscamos conhecer:
qual a percepção dos membros dos Conselhos Escolares de duas escolas públicas,
do município de Santa Maria, sobre a gestão democrática? Como tem sido a
atuação destes membros junto ao respectivo conselho? Com base nestas
inquietações, esta pesquisa teve como objetivo geral analisar a percepção dos
conselheiros escolares a respeito da gestão democrática, assim como a sua atuação
como membro desse colegiado. Os objetivos específicos do presente estudo
consistem em: (I) caracterizar as escolas públicas estudadas; (II) verificar o
conhecimento existente sobre o Conselho Escolar, segundo a percepção dos
membros entrevistados; (III) identificar a atuação do Conselho Escolar na gestão
escolar, segundo a visão dos respondentes; (IV) verificar a percepção dos
entrevistados sobre gestão democrática e; por fim (V) identificar a forma de
participação dos membros do conselho escolar, por segmento de representação
(professores, funcionários, alunos e pais). A presente pesquisa se caracteriza por
ser de caráter qualitativo em relação ao levantamento e análise dos dados, pautado
nos escritos de Sampieri, Lucio e Collado (2006), Minayo e Sanches (1993). A coleta
de dados ocorreu através de questionários com questões abertas que foram
distribuídos pela pesquisadora aos entrevistados, membros do Conselho Escolar. Os
dados foram analisados qualitativamente através do procedimento análise de
conteúdo, descrito por Bardin (1979). Do ponto de vista das suas contribuições, este
estudo fornece importantes implicações para o desenvolvimento de ações e práticas
que visem ampliar a motivação da comunidade escolar na participação em
colegiados e no processo de tomada de decisões das escolas. Além disso, pode
contribuir no delineamento de estratégias que permitam tornar mais claro o relevante
papel que os Conselhos Escolares exercem, bem como para criar condições para
participação de todos os envolvidos.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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