Investigando a influência das recomendações de produtos online no processo de decisão de compra sob a perspectiva Neuro-IS
Resumo
Diante do surgimento de novas tecnologias que proporcionaram dinamismo à interação entre cliente e empresa, novas oportunidades de negócios se desenrolam, modificando a maneira como os consumidores agem, especialmente no que tange aos aspectos relacionados ao processo de tomada de decisão (SOARES; DOLCI; LUNARDI, 2015). Tais oportunidades foram proporcionadas, em certo nível, pela utilização do conceito do social commerce. Tendo em vista essa relação, para investigar como o construto do social commerce Recomendações de Produtos Online (OPRs) pode influenciar o processo de decisão de compra online, adotou-se a perspectiva Neuro-IS, que alia os conhecimentos da área de Sistemas de Informação (SI) e de Neurociências (DIMOKA et al., 2011; RIEDL et al., 2014; BUETTNER, 2015; VELHO et al., 2016). Assim, procedeu-se um estudo caracterizado i) quanto à abordagem, caráter explicativo e delineamento experimental, ii) quanto às técnicas de coleta de dados, utilizou-se cenários de decisão online, técnica eye tracking e questionário e, iii) quanto à metodologia de análise dos dados, utilizou-se estatísticas descritivas e não paramétricas. Para operacionalização da dissertação, desenvolveu-se um design experimental contemplando dois diferentes cenários de decisão online, combinados à técnica de neurociência, eye tracking e um instrumento que contemplou aspectos de decisão ligados ao conceito de OPRs, visando simular uma situação real de compra em contexto online. Com base na análise dos dados obtidos, pode-se traçar o comportamento de atenção visual dos consumidores durante o processo de decisão de compra em contexto online, além de constatar que as OPRs são consideradas durante o desenvolvimento do processo investigado.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item:
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Itens relacionados
Mostrando itens relacionados por título, autor e assunto.
-
Jogos pedagógicos online para estimular a aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
Marion, Janete Terezinha (2011-10-14)Este artigo discute a importância dos jogos pedagógicos online como recursos didáticos educacionais, visando atender e garantir as necessidades de aprendizagem desta nova geração de alunos. É uma contribuição às práticas ... -
Representações do crime no diário de Santa Maria e nos comentários on-line
Fischborn, Luciano (2017-12-18)Esta monografia tem como tema as representações midiáticas da violência e as reações nos comentários on-line. Busca-se compreender, a partir da cultura do medo, de que modo o Diário de Santa Maria (DSM), principal jornal ... -
Moodle: um ambiente virtual de aprendizagem com ferramentas que facilitam a aprendizagem on-line
Alves, Lucélia Barbosa (2010-12-08)Este artigo objetiva mostrar a influência e as vantagens que o Ambiente Virtual de Aprendizagem exerce na Educação à Distância, como forma de democratizar o aprendizado, denota o interesse pelos recursos dos ambientes ...