Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHenz, Celso Ilgo
dc.creatorFilgueiras, Sandra Regina Pinheiro Melo
dc.date.accessioned2019-04-03T12:54:55Z
dc.date.available2019-04-03T12:54:55Z
dc.date.issued2011-09-16
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16049
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractHis monograph aims to meet in general practice, the actions of a group manager of the Municipal School of Fortaleza Regional IV, to overcome the problem of indiscipline. The specific objectives are: to analyze the systematic work on the problem of indiscipline; Probing the thought of the school community about the discipline and identify the actions and strategies implemented by management in order to involve the whole school community. The literature review prior to the survey field based on the following authors: Luck (2010), Lebanon (2008) and PARO (2007) that address the principles and democratic school management, and Aquino (1996); HAYDT (2006); Zagury (2001), Vasconcelos (1993), Antunes (2002) and Rebelo (2010) who develop the theme of indiscipline. The research used qualitative and methodological procedure, observation, interview and questionnaire applied to the subjects of the school community: leadership, teachers and students. The result of this study showed that school management has not identified indiscipline as a serious problem.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectIndisciplinapor
dc.subjectConscientizaçãopor
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectIndisciplineeng
dc.subjectAwarenesseng
dc.titleO papel da gestão escolar frente ao problema da indisciplinapor
dc.title.alternativeThe role of school management to the problem of indisciplineeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Fortaleza, CE, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho monográfico tem como objetivo geral conhecer na prática, as ações do grupo gestor de uma Escola Municipal de Fortaleza da Regional IV, para superação do problema da indisciplina. Os objetivos específicos consistem em: analisar a sistemática de trabalho referente ao problema da indisciplina; Sondar o pensamento da comunidade escolar acerca da indisciplina e identificar as ações e estratégias implementadas pela direção com o intuito de envolver toda a comunidade escolar. A revisão bibliográfica que antecedeu a pesquisa de campo, baseou-se nos seguintes autores: LÜCK (2010); LIBÂNEO (2008) e PARO (2007) que abordam os princípios democráticos e a gestão escolar, bem como AQUINO (1996); HAYDT (2006); ZAGURY (2001); VASCONCELOS (1993); ANTUNES (2002) e REBELO (2010) que desenvolvem o tema da indisciplina. A pesquisa de natureza qualitativa utilizou como procedimento metodológico, a observação, a entrevista e o questionário aplicados com os sujeitos da comunidade escolar: direção, professores e alunos. O Resultado da pesquisa apontou que nesta escola, a gestão não identifica a indisciplina como um problema grave.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto