dc.contributor.advisor | Henz, Celso Ilgo | |
dc.creator | Filgueiras, Sandra Regina Pinheiro Melo | |
dc.date.accessioned | 2019-04-03T12:54:55Z | |
dc.date.available | 2019-04-03T12:54:55Z | |
dc.date.issued | 2011-09-16 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16049 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | His monograph aims to meet in general practice, the actions of a group manager of the Municipal School of Fortaleza Regional IV, to overcome the problem of indiscipline. The specific objectives are: to analyze the systematic work on the problem of indiscipline; Probing the thought of the school community about the discipline and identify the actions and strategies implemented by management in order to involve the whole school community. The literature review prior to the survey field based on the following authors: Luck (2010), Lebanon (2008) and PARO (2007) that address the principles and democratic school management, and Aquino (1996); HAYDT (2006); Zagury (2001), Vasconcelos (1993), Antunes (2002) and Rebelo (2010) who develop the theme of indiscipline. The research used qualitative and methodological procedure, observation, interview and questionnaire applied to the subjects of the school community: leadership, teachers and students. The result of this study showed that school management has not identified indiscipline as a serious problem. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Indisciplina | por |
dc.subject | Conscientização | por |
dc.subject | School management | eng |
dc.subject | Indiscipline | eng |
dc.subject | Awareness | eng |
dc.title | O papel da gestão escolar frente ao problema da indisciplina | por |
dc.title.alternative | The role of school management to the problem of indiscipline | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Fortaleza, CE, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho monográfico tem como objetivo geral conhecer na prática, as ações do grupo gestor de uma Escola Municipal de Fortaleza da Regional IV, para superação do problema da indisciplina. Os objetivos específicos consistem em: analisar a sistemática de trabalho referente ao problema da indisciplina; Sondar o pensamento da comunidade escolar acerca da indisciplina e identificar as ações e estratégias implementadas pela direção com o intuito de envolver toda a comunidade escolar. A revisão bibliográfica que antecedeu a pesquisa de campo, baseou-se nos seguintes autores: LÜCK (2010); LIBÂNEO (2008) e PARO (2007) que abordam os princípios democráticos e a gestão escolar, bem como AQUINO (1996); HAYDT (2006); ZAGURY (2001); VASCONCELOS (1993); ANTUNES (2002) e REBELO (2010) que desenvolvem o tema da indisciplina. A pesquisa de natureza qualitativa utilizou como procedimento metodológico, a observação, a entrevista e o questionário aplicados com os sujeitos da comunidade escolar: direção, professores e alunos. O Resultado da pesquisa apontou que nesta escola, a gestão não identifica a indisciplina como um problema grave. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |