O papel da gestão escolar frente ao problema da indisciplina
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Data
2011-09-16Autor
Filgueiras, Sandra Regina Pinheiro Melo
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O presente trabalho monográfico tem como objetivo geral conhecer na prática, as ações do grupo gestor de uma Escola Municipal de Fortaleza da Regional IV, para superação do problema da indisciplina. Os objetivos específicos consistem em: analisar a sistemática de trabalho referente ao problema da indisciplina; Sondar o pensamento da comunidade escolar acerca da indisciplina e identificar as ações e estratégias implementadas pela direção com o intuito de envolver toda a comunidade escolar. A revisão bibliográfica que antecedeu a pesquisa de campo, baseou-se nos seguintes autores: LÜCK (2010); LIBÂNEO (2008) e PARO (2007) que abordam os princípios democráticos e a gestão escolar, bem como AQUINO (1996); HAYDT (2006); ZAGURY (2001); VASCONCELOS (1993); ANTUNES (2002) e REBELO (2010) que desenvolvem o tema da indisciplina. A pesquisa de natureza qualitativa utilizou como procedimento metodológico, a observação, a entrevista e o questionário aplicados com os sujeitos da comunidade escolar: direção, professores e alunos. O Resultado da pesquisa apontou que nesta escola, a gestão não identifica a indisciplina como um problema grave.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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