dc.creator | Kronbauer, Elisete | |
dc.date.accessioned | 2019-04-12T14:47:31Z | |
dc.date.available | 2019-04-12T14:47:31Z | |
dc.date.issued | 2018-06-28 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16201 | |
dc.description.abstract | Institutional self-ealuation is an important component from Brazilian National Higher
Education Assessment System (SINAES), constituting in an instrument to subsidize the
continuous efforts to improve the quality, efficiency and effectiveness of university
management. It is an opportunity for all segments from university community to self-reflect
about the institution's performance. In this context, this study aimed to analyze the instruments
of institutional self-evaluation from Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), applied
during the year of 2016, which were nominated as General Questions, Professor Segment and
Technical-Administrative in Education Segment. For this, the study was based on the Classical
Theory of Tests (TCT) in order to analyze the reliability, the internal consistency and the
unidimensionality of the construct; and in the Item Response Theory (IRT), from the application
of 2 Parameters Logistic Model (ML2), to verify the bisserial correlation and to estimate the
parameters of difficulty and discrimination by the items. Results showed that the set of
questionnaire items presents internal consistency; however, according to the factorial analysis,
they are not unidimensional, that is, they do not measure the latent institutional performance,
thus the item parameters of the questionnaires could not be estimated through ML2. In this way,
it was necessary to perform partial analyzes by segment and by axis. Some axes presented
unidimensionality and it could be measured the bisserial correlation and the parameters from
the items. Partial analyzes revealed that all measured items had a good bisserial correlation
(>0.3) and good discriminatory power (a). In general, the work contributed to demonstrate the
validity and usefulness of ITR in processes of higher education institutional evaluation. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Avaliação institucional | por |
dc.subject | Autoavaliação | por |
dc.subject | Ensino superior | por |
dc.subject | Teoria da resposta ao item | por |
dc.subject | Institutional evaluation | eng |
dc.subject | Self-evaluation | eng |
dc.subject | Higher education | eng |
dc.subject | Item response theory | eng |
dc.title | Análise da autoavaliação institucional pela perspectiva da teoria da resposta ao item: uma aplicação na UFSM | por |
dc.title.alternative | Institutional self-evaluation analysis by the perspective of the item response theory: an application at the UFSM | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A autoavaliação institucional é um importante componente do Sistema Nacional de Avaliação
da Educação Superior brasileira (SINAES), constituindo-se em um instrumento para subsidiar
os contínuos esforços de melhorar a qualidade, a eficiência e a efetividade da gestão
universitária. É uma oportunidade para todos os segmentos da comunidade universitária
realizarem uma autorreflexão sobre o desempenho da instituição. Nesse contexto, este estudo
objetivou analisar os instrumentos de autoavaliação institucional da Universidade Federal de
Santa Maria (UFSM) aplicados em 2016 nominados como Questões Gerais, Segmento Docente
e Segmento Técnico-Administrativo em Educação. Para tanto, o estudo baseou-se na Teoria
Clássica dos Testes (TCT) para analisar a confiabilidade, a consistência interna e a
unidimensionalidade do construto; e na Teoria da Resposta ao Item (TRI), a partir da aplicação
do Modelo Logístico de 2 Parâmetros (ML2), para verificar a correlação bisserial e estimar os
parâmetros de dificuldade e discriminação dos itens. Os resultados encontrados demonstraram
que o conjunto de itens dos questionários apresenta consistência interna, no entanto, de acordo
com a análise fatorial, não são unidimensionais, ou seja, não medem o traço latente desempenho
institucional, de modo que não puderam ser estimados os parâmetros dos itens por meio do
ML2. Dessa forma, foi necessário realizar-se análises parciais por segmento e por eixo. Alguns
eixos apresentaram unidimensionalidade e pode-se medir a correlação bisserial e os parâmetros
dos itens. As análises parciais revelaram que todos os itens medidos apresentaram uma boa
correlação bisserial (>0,3) e um bom poder de discriminação (a). De modo geral, o trabalho
contribuiu para demonstrar a validade e a utilidade da TRI em processos de avaliação
institucional do ensino superior. | por |
dc.contributor.advisor1 | Vey, Ivan Henrique | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0989193811736720 | por |
dc.contributor.referee1 | Vanti, Adolfo Alberto | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7441849125904075 | por |
dc.contributor.referee2 | Silva, Michael Gonçalves da | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9922015284298889 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9318348424494944 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Administração Pública | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |