Análise da autoavaliação institucional pela perspectiva da teoria da resposta ao item: uma aplicação na UFSM
Resumo
A autoavaliação institucional é um importante componente do Sistema Nacional de Avaliação
da Educação Superior brasileira (SINAES), constituindo-se em um instrumento para subsidiar
os contínuos esforços de melhorar a qualidade, a eficiência e a efetividade da gestão
universitária. É uma oportunidade para todos os segmentos da comunidade universitária
realizarem uma autorreflexão sobre o desempenho da instituição. Nesse contexto, este estudo
objetivou analisar os instrumentos de autoavaliação institucional da Universidade Federal de
Santa Maria (UFSM) aplicados em 2016 nominados como Questões Gerais, Segmento Docente
e Segmento Técnico-Administrativo em Educação. Para tanto, o estudo baseou-se na Teoria
Clássica dos Testes (TCT) para analisar a confiabilidade, a consistência interna e a
unidimensionalidade do construto; e na Teoria da Resposta ao Item (TRI), a partir da aplicação
do Modelo Logístico de 2 Parâmetros (ML2), para verificar a correlação bisserial e estimar os
parâmetros de dificuldade e discriminação dos itens. Os resultados encontrados demonstraram
que o conjunto de itens dos questionários apresenta consistência interna, no entanto, de acordo
com a análise fatorial, não são unidimensionais, ou seja, não medem o traço latente desempenho
institucional, de modo que não puderam ser estimados os parâmetros dos itens por meio do
ML2. Dessa forma, foi necessário realizar-se análises parciais por segmento e por eixo. Alguns
eixos apresentaram unidimensionalidade e pode-se medir a correlação bisserial e os parâmetros
dos itens. As análises parciais revelaram que todos os itens medidos apresentaram uma boa
correlação bisserial (>0,3) e um bom poder de discriminação (a). De modo geral, o trabalho
contribuiu para demonstrar a validade e a utilidade da TRI em processos de avaliação
institucional do ensino superior.
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