A gestão democrática frente ao processo de inclusão em uma escola municipal de ensino fundamental do meio rural de Novo Barreiro (RS)
Resumo
Este trabalho apresenta um estudo sobre como ocorre o processo de inclusão
no âmbito escolar, atentando para a necessidade de que os educadores ofereçam
um tratamento especial rumo ao ideal da inclusão. Nesta direção, a legislação é
explícita, quanto à obrigatoriedade em acolher e matricular todos os alunos,
independente de suas necessidades ou diferenças. A ideia de inclusão está
associada a uma sociedade democrática, na qual, a diversidade é respeitada, e
todos, de forma igual, têm as mesmas oportunidades, a inclusão também busca
derrubar este tipo de visão, defendendo a ideia de que o ensino se constrói na
pluralidade e na certeza de que o processo de aprendizagem se funde na interação,
a partir da qual desenvolve uma forma humana e significativa de perceber o meio.
Sendo assim, busca-se neste estudo analisar a percepção do grupo gestor (dos
pais, dos alunos, da direção, dos professores e da supervisora de ensino) de uma
escola municipal de ensino fundamental a fim de verificar como ocorre a inclusão.
Para isso foram realizados seis questionários com sete sujeitos, a partir da análise
do conteúdo destes questionários percebemos que os professores desta escola
apresentam uma posição favorável à inclusão, entretanto, da maneira como está
sendo pensada a inclusão não está ocorrendo em sua totalidade. É necessário
realizar adequações curriculares, a fim de envolver os alunos com necessidades
educacionais em atividades que realmente desenvolvam suas potencialidades e
esquecer a ideia de homogeneidade.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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