Mapeando a escrita de estudantes do ensino fundamental: em foco o artigo de opinião
Resumo
Neste trabalho, buscamos analisar as características linguístico-discursivas recorrentes em artigos de opinião produzidos por estudantes da educação básica. Como aporte teórico para análise do corpus, partimos da noção de gênero da Sociorretórica (MILLLER, 1984, 2014; BAZERMAN, 2011a; 2011b; 2015), do Modelo CARS (SWALES, 1990), dos estudos da argumentação (PERELMAN; OLBRECHTS-TYTECA, 2014; TOULMIN, 2001) e dos conceitos da Gramática Sistêmico-Funcional (GSF) (HALLYDAY; MATTHIESSEN, 2014). O corpus de pesquisa é constituído de 59 artigos de opinião produzidos por alunos Nono Ano do Ensino Fundamental em contexto de sala de aula. Os resultados da análise indicam que a estrutura retórica do artigo de opinião produzido por esses alunos apresenta movimentos e passos característicos da situação comunicativa de produção dos textos. Verificamos que os artigos de opinião escritos pelos alunos apresentam os seguintes movimentos: 1 - Contextualização; 2 – Apresentação da tese; 3 - Defesa da tese; 4 – Síntese e reiteração. Quantificando os dados, verificamos que os alunos utilizam com maior frequência os Movimentos 2 e 3, porém apresentam dificuldades ao contextualizar e sintetizar seus posicionamentos. A análise dos significados ideacionais demonstrou que os alunos utilizam processos materiais associados a participantes nomes genéricos para indicar fatos e ações, identificam e atribuem características ao campo do texto, a um objeto semiótico ou a uma abstração semiótica por meio de processos relacionais, e se posicionam utilizando participantes pronomes pessoais associados a processos relacionais. A análise dos recursos interpessoais indicou que, dentre esses recursos, os alunos utilizam predominantemente negações e verbos modais nos textos. Por fim, a análise demonstrou que os textos apresentam uma estrutura retórica característica daquela situação comunicativa, caracterizando os textos como artigos de opinião escolarizados. Os elementos discursivos e linguísticos observados evidenciam a necessidade de maior estudo e aprofundamento desse gênero em contexto escolar.
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