Heurística da ancoragem e ajustamento em estimativas numéricas de bens de consumo: uma aplicação considerando a estratificação socioeconômica dos agentes no município de Fortaleza - CE
Resumo
Os estudos acerca do comportamento decisório dos indivíduos na Economia vêm desviandose,
progressivamente, da visão reducionista da concepção mainstream pautada no homo
economicus. Nesse contexto, a Economia Comportamental avança como uma alternativa à essa
abordagem, pressupondo que a racionalidade limitada dos agentes os conduz a regras
simplificadoras na tomada de decisão, chamadas de heurísticas. Tversky e Kahneman
mapearam três heurísticas principais, uma delas é a heurística da ancoragem e ajustamento, que
ocorre quando a estimativa final do agente se baseia em uma âncora posta, que segue ajustada
insuficientemente produzindo uma resposta final viesada. O objetivo principal deste trabalho é
analisar os efeitos dessa heurística em estimativas numéricas de itens de consumo da população
geral investigada e entre os estratos socioeconômicos baixo, médio e alto dos indivíduos
fortalezenses. Para tanto, realizou-se uma pesquisa empírica mediante aplicação de
questionários com agentes pertencentes aos três estratos socioeconômicos citados, com
posterior análise nos moldes dos procedimentos estatísticos propostos por Jacowitz e
Kahneman. Os resultados indicaram uma grande influência do efeito ancoragem nas decisões
dos agentes fortalezenses, sobretudo das âncoras baixas. O Estrato Baixo foi mais influenciado
pelas âncoras que o Médio, que, por sua vez, sofreu maior influência que o Alto. Os itens
comuns à cesta de consumo de todos os estratos apresentaram Índices de Ancoragem mais
baixos, enquanto os bens e serviços com maiores desigualdades de consumo, apresentaram
índices maiores no Estrato Baixo, intermediários no Estrato Médio e menores no Estrato Alto.
Além disso, foi possível identificar que a confiança dos agentes em suas estimativas possui
relação direta com o efeito ancoragem, de modo que os indivíduos mais incertos quanto às suas
estimativas sofreram um maior efeito das âncoras, enquanto os mais confiantes obtiveram
índices de ancoragem visivelmente menores, ainda que significativos. Assim, os dados
revelaram que a estratificação socioeconômica é capaz de afetar as estimativas numéricas dos
indivíduos por meio da heurística de ancoragem e ajustamento no ambiente de consumo.
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