A ética na formação de professores da educação básica
Resumo
A Dissertação, “A Ética na Formação de Professores da Educação Básica”, que apresento para o Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM, na Linha de Pesquisa: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, reflete sobre a importância da mesma na formação de professores, com atenção especial para: Identificar os espaços e tempos dedicados ao estudo de Ética durante a formação docente em Cursos de Pedagogia e outros de formação docente; a partir de uma compreensão de Ética, argumentar acerca da importância do estudo acadêmico da mesma, tanto em seus aspectos sistemáticos quanto ao conhecimento das teorias filosóficas sobre a moral, para mostrar que comportam elementos fundamentais para a compreensão da prática dos professores; contribuir para a formação de profissionais da educação autônomos e criteriosos em sua práxis e diante da repercussão social e política da mesma. No problema de pesquisa pergunta-se por que a Ética, como disciplina acadêmica, é fundamental no processo de formação inicial nos Cursos de Formação de Professores para a educação básica, em geral e especificamente nos Cursos de Pedagogia. A Hermenêutica Filosófica, de Hans-Georg-Gadamer, serve de referência teórico-metodológica na tentativa de responder à pergunta e perseguir os objetivos anunciados. É uma pesquisa bibliográfica, interpretativa, em conversação com autores como Adolfo Sanchez Vazquez, Adela Cortina, Edgar Morin, Enrique Dussel, Boaventura de Souza Santos e Leonardo Boff. Na parte final do trabalho levanta-se a suspeita de que a ausência desta temática na formação pode facultar a desumanização das relações, que leva à banalização, à agressividade e à violência nas relações pedagógicas e mostrar que uma Ética da Alteridade ajudaria a recuperar a solidariedade e o compromisso de cuidado dos outros e do mundo. Espera-se que a pesquisa lance desafios para que educadores/as prestem mais atenção às implicações Éticas e políticas de sua práxis e contribuir para a reflexão mais criteriosa, que incide sobre o próprio comportamento, também pelo acesso às tematizações sobre si mesmo, os outros e o mundo.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: