Diretrizes para o uso de aplicativos de leitura e escrita na educação especial
Resumo
Este estudo, vinculado à linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (MPTER) e do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), partiu do seguinte problema: os aplicativos educacionais potencializam o ensino de leitura e de escrita para alunos com deficiência intelectual? Diante disso, foram elencados os seguintes objetivos: 1) identificar quais aplicativos estão de acordo com os níveis de leitura e escrita; 2) analisar quais são os aspectos pedagógicos e técnicos que devem ter os aplicativos para contemplar nos níveis de leitura e de escrita; 3) desenvolver diretrizes para a utilização de aplicativos para leitura e escrita no Atendimento Educacional Especializado – AEE, como produto final desta pesquisa. O referencial deste estudo trouxe informações relacionadas sobre a história da educação de sujeitos com deficiência, sobre leitura e escrita e sobre aspectos relacionados às tecnologias da informação e da comunicação. A metodologia desta dissertação consiste pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa, e do tipo exploratória. Para o levantamento de dados, foi utilizado o diário de campo, onde, para cada sujeito participante, foi realizado o registro das observações realizadas durante a utilização dos aplicativos. E este registro foi realizado baseado em uma matriz de referência construída com base nos estudos de Ferreiro e Teberosky (1986) e nas experiências pedagógicas no AEE da pesquisadora. A análise dos resultados desta investigação foi teórica ou reflexiva. Os resultados deste estudo trazem a caracterização dos sujeitos participantes da investigação, a análise dos aplicativos selecionados para a presente pesquisa e as diretrizes para o uso destes na Educação Especial. Ao final da pesquisa constatou-se que os aplicativos poderiam ser pensados levando em consideração os níveis de leitura escrita e as características de cada um destes níveis. Assim, beneficiaria não só os sujeitos com deficiência intelectual, mas também todos os outros sujeitos nestes níveis de leitura e escrita.
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