Gestão de novas tecnologias e desempenho escolar dos alunos: um estudo de caso
Resumo
Num mundo caracterizado pelo processo de globalização da economia, em
que o conhecimento é o grande capital da humanidade, a demanda por um cidadão
capaz de lidar com as tecnologias e linguagens do seu tempo coloca-se como
exigência necessária para inseri-lo na sociedade. Nesse sentido, a gestão escolar
precisa articular-se, frente os desafios da contemporaneidade, para que contribua,
de forma decisiva, na formação de sujeitos críticos e participativos. Essa discussão
amplia-se, através dos pressupostos teóricos de autores como Demo (2007),
Durkheim (1999), Gadotti (2000), Libâneo (2003), Lück (2008) entre outros que
destacam a importância de uma formação humana voltada ao exercício da
cidadania. O trabalho, na perspectiva metodológica do estudo de caso, investiga
como problemática se: “Existe relação entre a gestão de novas tecnologias no
espaço escolar e o desempenho dos alunos?” Entretanto, o estudo não se propõe a
discutir inovações ou tecnologias específicas no âmbito da educação, mas sim
apresenta como objetivo a relevância dessas novas tecnologias no desempenho
escolar dos estudantes da última etapa do ensino fundamental da Escola Municipal
de Ensino Fundamental Rui Barbosa, no período de 2005 a 2010. Assim, ao longo
da pesquisa verifica-se que a gestão de novas tecnologias no ambiente escolar pode
ser de fato um dos indicadores que explicam a melhora do ensino e da
aprendizagem dessa instituição.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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