Educação ambiental: possibilidade no controle de impactos ambientais e conservação do solo
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Data
2011-12-02Autor
Silveira, Tatiana Reimann da
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As atividades antrópicas têm alterado a paisagem e a composição química dos solos, água e ar atmosférico, causando mudanças no clima do planeta. Certamente, devido às mudanças climáticas globais, ocorrerão modificações físicas, químicas e biológicas na composição do solo e em sua cobertura. A preocupação com essas mudanças no clima e solo podem ser remediadas e até evitadas através de projetos de educação ambiental que atinjam a comunidade escolar e repercutam na sociedade. Neste trabalho, pretende-se desenvolver a conscientização de alunos de ensino médio, curso normal e comunidade escolar do Instituto Estadual de Sapiranga, escola localizada na cidade de Sapiranga, RS, promovendo reflexões sobre os aspectos ambientais, tanto as mudanças climáticas quanto alterações no solo. Assim, utilizando uma parte da área localizada no pátio da escola, é possível observar os impactos causados pelo desmatamento, erosão e práticas exercidas pela vizinhança no cultivo de alimentos e no corte de madeira. Contudo, busca-se reverter alguns pontos e criar alternativas que façam a sociedade em geral pensar nas questões ambientais, nas alterações que vem sendo causadas no ecossistema e que podem ser diminuídas, aprimorando projetos de educação ambiental e gerando conhecimento com relação às fontes do aquecimento global, desmatamento, acúmulo de lixo, empobrecimento e perda do solo pelo processo de erosão.
Coleções
- Educação Ambiental - EaD [323]
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