Estágio supervisionado
Resumo
O aluno de Letras – Português e Literaturas, que está iniciando uma nova fase de seu curso de formação de professores: a etapa dedicada às práticas de ensino, período em que começará a vivenciar a realidade das escolas nas quais futuramente atuará. Este material está dividido em 4 unidades. Na unidade 1, Contextualização do estágio supervisionado, pretendem fazer com que o aluno conheça o embasamento legal para a realização dos estágios supervisionados. Para isso, inicialmente apresentam a legislação que normatiza a inclusão dos estágios nas grades curriculares dos cursos de formação de professores. Logo após, apresentam ao aluno a operacionalização de tais disciplinas no Plano Político-Pedagógico do curso de Letras – Português e Literaturas da Universidade Federal de Santa Maria, RS. Por fim, algumas orientações quanto ao funcionamento da disciplina. Na unidade 2, Pré-estágio, apresentam algumas orientações ao aluno de como realizar o Pré-Estágio. Para isso, é importante que o aluno contate com escolas de Ensino Fundamental que ofereçam 5a., 6a., 7a. e 8a. séries, faixa de alunos com que realizará também o Estágio II. Na unidade 3, Estágio, o objetivo é realizar atividades de observação, caracterização, investigação e planejamento, bem como de prática extracurricular no campo de estágio. Por fim, a unidade 4, Pós-estágio, tem o objetivo de promover a autoavaliação do desempenho do acadêmico na disciplina Estágio Supervisionado; Promover a avaliação do processo de estágio como um todo; Organizar os comprovantes das atividades realizadas no campo de estágio e organizá-los em um relatório.
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