Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGama, Maria Eliza Rosa
dc.creatorSestari, Franciele Cristina
dc.date.accessioned2019-05-09T13:46:31Z
dc.date.available2019-05-09T13:46:31Z
dc.date.issued2012-11-30
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16497
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThe present study aimed to analyze the limits and the possibilities that the State School of Basic Education José Gomes PortinhoCoqueiros do Sul presented for deployment polytechnic school. For both developed a qualitative research, in which two managers and eight high school teachers polytechnic school. As methodological procedure was applied a questionnaire with open questions, and an interview with the managers. It presents also a documentary research, based on pedagogical proposal for secondary education polytechnic, suggested by the state board of education of Rio Grande do Sul as well as establishing public policies in relation to this stage of education. The reflections analyzed point to the importance of changes in high school who applied to the implementation of the polytechnic context, which according to SEDUC, aims to decrease evasion, professional preparation and defragmentation of the curriculum, making the student an active subject in the process teaching and learning of transforming your reality. But according to research carried out, it was not the best way to make these changes because the proposal lacks clarity and does not fit the realities of most state schools. These inadequacies that include lack of infrastructure (classrooms and labs complete), preparation of professional interest of students and the school community resistance. It is also believed that not only restructure the school, for the students enrolled in this phase lag with lots of learning, which in previous steps assume that there was important knowledge has not been assimilated.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Aberto*
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectEnsino médio politécnicopor
dc.subjectLearningeng
dc.subjectSchooleng
dc.subjectPolytechnic schooleng
dc.titleEnsino médio politécnico: um novo olhar à formação do educandopor
dc.title.alternativePolytechnic high school: a new look to the formation of educatingeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tio Hugo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA presente pesquisa objetivou analisar os limites e as possibilidades que a Escola Estadual de Educação Básica José Gomes Portinho de Coqueiros do Sul apresentou para implantação do ensino médio politécnico. Para tanto desenvolveu- se uma pesquisa qualitativa, na qual participaram dois gestores e oito professores do ensino médio politécnico da escola. Como procedimento metodológico foi aplicado um questionário com perguntas abertas, e uma entrevista com os gestores. Apresenta-se também uma pesquisa documental, embasada na proposta pedagógica para o ensino médio politécnico, sugerida pela secretaria estadual de educação do Rio Grande do Sul. assim como o que estabelecem as políticas públicas em relação a esta etapa da educação básica. As reflexões analisadas apontam para a importância das mudanças no ensino médio, que com a implementação aplicou o contexto de politecnia, que segundo a SEDUC, objetiva a diminuição da evasão, a preparação profissional e a desfragmentação do currículo, tornando o educando um sujeito ativo no processo de ensino aprendizagem e transformador da sua realidade. Porém segundo a pesquisa aplicada, esta não foi a melhor forma para estabelecer essas mudanças, pois a proposta não possui clareza e não se adequa a maioria das realidades das escolas estaduais. Inadequações estas que, incluem a falta de infraestrutura (salas de aula completas e laboratórios), de preparação dos profissionais, de interesse dos educandos e resistência da comunidade escolar. Acredita-se também que não basta apenas reestruturar o ensino médio, pois os educandos ingressam nesta etapa com muita defasagem de aprendizagem, o que supõem que nas etapas anteriores houveram conhecimentos importantes que não foram assimilados.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto