Ensino médio politécnico: um novo olhar à formação do educando
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Data
2012-11-30Autor
Sestari, Franciele Cristina
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A presente pesquisa objetivou analisar os limites e as possibilidades que a Escola Estadual de Educação Básica José Gomes Portinho de Coqueiros do Sul apresentou para implantação do ensino médio politécnico. Para tanto desenvolveu- se uma pesquisa qualitativa, na qual participaram dois gestores e oito professores do ensino médio politécnico da escola. Como procedimento metodológico foi aplicado um questionário com perguntas abertas, e uma entrevista com os gestores. Apresenta-se também uma pesquisa documental, embasada na proposta pedagógica para o ensino médio politécnico, sugerida pela secretaria estadual de educação do Rio Grande do Sul. assim como o que estabelecem as políticas públicas em relação a esta etapa da educação básica. As reflexões analisadas apontam para a importância das mudanças no ensino médio, que com a implementação aplicou o contexto de politecnia, que segundo a SEDUC, objetiva a diminuição da evasão, a preparação profissional e a desfragmentação do currículo, tornando o educando um sujeito ativo no processo de ensino aprendizagem e transformador da sua realidade. Porém segundo a pesquisa aplicada, esta não foi a melhor forma para estabelecer essas mudanças, pois a proposta não possui clareza e não se adequa a maioria das realidades das escolas estaduais. Inadequações estas que, incluem a falta de infraestrutura (salas de aula completas e laboratórios), de preparação dos profissionais, de interesse dos educandos e resistência da comunidade escolar. Acredita-se também que não basta apenas reestruturar o ensino médio, pois os educandos ingressam nesta etapa com muita defasagem de aprendizagem, o que supõem que nas etapas anteriores houveram conhecimentos importantes que não foram assimilados.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [950]
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